Rocambole de Goiabada

rocambole de goiabada

Toda criança deve ficar pensando como se coloca o recheio redondinho dentro de uma massa tão fofa de bolo. Pelo menos isso acontecia comigo… Já tenho publicado aqui no Delícias1001 várias receitas de rocambole, como este e este, por exemplo.

A diferença, desta vez, se deve à massa bem fininha e ao recheio de goiabada. O pessoal do nordeste do Brasil tem o tradicional bolo de rolo, onde a massa assada torna-se tão fina que o recheio prevalece no sabor, apenas sendo agarrado pelo bolo. São diversas voltas de bolo recheado enrolado finamente e delicadamente.

Aqui, hoje, o como preparar, sem ter a pretensão de ‘copiar’ o modelo do bolo de rolo.

Comecei providenciando uma assadeira bem grande de 34 x 23 cm com toda a superfície untada e forrada com papel manteiga. Isso é importante para facilitar na hora de desenformar ainda quente. Reservei.

Para o recheio, peguei 300g de goiabada picadinha e acrescentei 1/2 xícara de água. Levei ao fogo baixo mexendo sempre até formar uma geleia. Se necessário, coloque mais água. Reservei.

Agora, a massa de pão de ló. Levei na batedeira 3 claras para bater em ponto de neve, bem dura. Então, sem desligá-la, fui jogando as gemas uma a uma, e depois 3 colheres de açúcar. Tudo aos poucos e sem que a batedeira parasse. Formou-se um creme bastante fofo. Desliguei finalmente o barulho e, com um fouet, misturei levemente, de baixo para cima, a farinha de trigo. Aos poucos, são 3 colheres de farinha peneiradas por cima do creme. Peneirava uma colher, como chuvinha em pó, e mexia; mais uma colher e mexia; até chegar às 3 colheres. Não vai fermento na receita, ela cresce pela ação da fofura das claras batidas, por isso o cuidado de envolver os outros ingredientes deve ser redobrado.

Espalhei a massa na assadeira com o auxílio de uma espátula, pois tem-se a impressão de que há pouca massa para uma assadeira tão grande. Mas desejamos isso mesmo, uma massa fina para dar delicadeza no resultado final, não é?

Levei ao forno pré-aquecido 180C e fiquei de olho para não queimar. Em pouco mais de 15 minutos já estava assado.

Deixei antes preparado sobre a bancada um pano de prato polvilhado com açúcar. Assim que retirei o bolo do forno (ainda quente), joguei por cima desse pano, espalhei a goiabada fria e enrolei com a ajuda da toalha. Deixei o rocambole enrolado nesse pano até esfriar. Polvilhei açúcar e servi.

Neste link há fotos do passo a passo para você poder tirar suas dúvidas.

Rocambole de Goiabada
Ingredients
  • 300g de goiabada picadinha
  • 1/2 xícara de água
  • 3 ovos
  • 3 colheres de açúcar
  • 3 colheres de farinha de trigo
Instructions

 

 



4 thoughts on “Rocambole de Goiabada”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *