Costelinha com Shitake

costelinha com shitake

Ando viciada em carne suína com cogumelos, qualquer um. Desta vez (e mais uma vez) o escolhido foi o shitake. Acho que um complementa o outro, até parece que nasceram para ficarem juntos! Na verdade, estou cansada de escolher como acompanhamento de carne suína pratos como couve refogada, escarola no alho, creme de milho ou uma farofa qualquer. Assim, o prato fica super delicioso e refinado. E sem fazer grandes mudanças na cozinha ou inovar demais com receitas difíceis e muito elaboradas. Este é fácil, garanto!

Comecei preparando a costelinha suína, que comprei (1 kg) em pedaços no açougue. Em casa, lavei os pedaços de carne com osso e escorri bem. Temperei com 3 dentes de alho espremidos, 1 colher (sopa – rasa) de sal, 1/2 cálice de vinho branco, pimenta do reina moída na hora e um fio de azeite de oliva. Deixei que descansasse por 30 minutos pois estava com pressa (o ideal seriam umas 2 horas). Então, levei uma panela grande ao fogo com 2 colheres (sopa) de óleo. Aqueci bem e coloquei dentro os pedaços de costela, sem seu caldo (que reservei). Fritei bem, mexendo sempre até evaporar a água que se formou e começar a dourar totalmente. Daí, joguei dentro o caldo da marinada e um pouco (mais ou menos 1/2 xícara) de água quente. Se colocar água fria a carne não fica macia, viu? Tampei a panela, fogo brando e mexi de vez em quando. Repeti esse pinga-pinga de água quente até que a carne estava bem tenra e que um garfo fosse espetado dentro e se soltasse da carne facilmente. Este é sinal de que a carne está no ponto.

Enquanto isso, momentos antes da costela ficar pronta, comecei a lidar com o shitake. Parti grosseiramente, sem me preocupar com seus tamanhos irregulares. Não lavei, apenas limpei com um pano seco, pois eles tendem a se encharcar como esponjas. Levei uma outra panela (pequena) ao fogo com uma boa colher (sopa) de manteiga e 1 colher (sopa) de azeite. Ralei 1/2 cebola e agreguei, refogando bem, Depois foi a vez dos cogumelos, que receberam também 2 colheres de requeijão cremoso e 1 colher (sopa) de molho de soja (shoyo). Dissolvi 1 colher (sobremesa) em 1/2 xícara de água e engrossei o shitake. Acertei os sabores. Cuidado com o sal pois o molho de soja já faz este papel.

Servi imediatamente a costelinha com o shitake e uma porção de arroz branco, polvilhando cebolinha por cima.

Nada mais! Precisa?!?

costelinha com shitake1



1 thought on “Costelinha com Shitake”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *