Kladdkaka – Bolo de chocolate sueco

kladdkaka

Recebi um desafio, outro dia, de reproduzir alguma receita sueca, país que nem ao menos conheço. Assim, ficaria bem difícil me identificar ou reconhecer os sabores do local. Coisa bastante complicada mesmo, podem acreditar.

Mas o ‘santo Google’ veio para me salvar,  chegou na hora certa e em minha tela já havia um nome pra lá de estranho: kladdkaka (na tradução livre: bolo de lama – eca!). Agora até já ouso pronunciar em voz alta, mas naquele dia nem em sonho!

Pesquisa vai, pesquisa vem e conheci esse bolo sueco, denso e pegajoso e parecido com o brownie (na cor e no sabor só!). Pode-se comer quente com sorvete de creme ou pode-se frio com chantilly. Chega a ter até um jeitão de chiclete, nem fermento vai na receita! Mas que sabor forte e marcante.

Como se faz? Assim ó:

Bati na batedeira 2 ovos com 2 xícaras (chá) de açúcar, até dobrar de volume. Então, acrescentei 1 ½ xícara (chá) de farinha, 2 colheres (sopa) de essência de baunilha (ou rum) e 3 colheres (sopa) de cacau em pó. Pode usar chocolate normal, mas pode ficar muito doce.
Derreti 150g de manteiga no micro-ondas e joguei na batedeira por último, batendo sempre. O forno já deve estar aquecido a 180°C. Usei uma forma bem pequena untada com manteiga e polvilhada com açúcar. Assei por exatos 30 minutos. O teste do palito não dá certo. Desligue e pronto.

Aqui cortei em pedaços e acomodei em forminhas tipo cupcake. Reparem que a cobertura fica quebradiça e mas o recheio muito macio. Aprovado!

kladdkaka1

Kladdkaka - Bolo de chocolate sueco
 
Você vai precisar de:
  • 2 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 ½ xícara (chá) de farinha
  • 2 colheres (sopa) de essência de baunilha (ou rum)
  • 3 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 150g de manteiga

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rate this recipe: