Doce de mamão (quase) maduro

doce-de-mamao-maduro

Outro dia comprei um mamão tipo formosa e esperei que amadurecesse. Normalmente, costumo riscar a casca do mamão com uma faca, fazendo “gomos”, bem de leve. Isso ajuda o mamão a amadurecer, pois seu leite escorre pelos riscos. Como sempre, repeti isso. Mas, não sei o motivo ao certo, desta vez, ele não amadureceu completamente. Apenas alaranjou! Ficou com gosto meio amargo e bem durinho.

A primeira coisa que me veio na cabeça foi desprezá-lo, jogando fora. Mas em casa reluto em desperdiçar.

Assim, repeti uma receita bem antiga que há anos não faço: doce de mamão verde. Como adoro! Essa aí, preparo com mamão completamente verde, ele fica vidrificado, um show. Logo logo faço de novo. Mas você já pode ir fazendo, a receita é exatamente a mesma. Só que eu costumava fatiar o mamão bem fininho, um jeito diferente faz gosto, né?

Desta vez, usei o bendito que tinha (quase) perdido.

Cortei o mamão em cubinhos. Levei ao fogo ferver em água somente, até amaciar, não muito. Escorri e lavei bem em água fria para retirar todo amargor.

Enquanto isso, numa panela grande, coloquei 1 litro de água, 800g de açúcar cristal e 5 cravos. Fervi essa calda ainda bem mole e joguei os cubos de mamão dentro, deixando que cozinhassem bem. Quando espetei um garfo dentro e ele saiu bem, retirei o mamão da calda e acomodei numa tigela alta. Deixei a calda no fogo ainda para engrossar um pouco mais. Despejei sobre o mamão e esperei gelar para servir com uma colherada de requeijão cremoso.

Tudibão!

Doce de mamão (quase) maduro
 
Você vai precisar de:
  • 1 mamão
  • 1 litro de água
  • 800g de açúcar cristal
  • 5 cravos

 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rate this recipe: