Berinjela à Bolognesa

berinjela a bolognesa
Uma verdadeira perdição! Sabe que considero a berinjela quase que uma carne, pois a textura favorece em muito! Mas, neste caso, incrementei com mais carne (verdadeira) ainda, deixando o prato mais consistente e saboroso.

Esta berinjela à bolognesa lembra em muito a parmegiana, preparada com frios (presunto e queijo). Modifiquei hoje colocando carne moída no molho,assim o resultado foi mais que um acompanhamento. Servi com uma salada verde, arroz branco e nada mais! Uma ótima sugestão para um jantar balanceado.

Quem gosta de comida vegetariana pode retirar a carne do preparo. Outra opção é para quem está de dieta, reduzindo as calorias, talvez. Este é um prato delicioso e que combina com qualquer refeição.

Fiz assim:

Fatiei 2 berinjelas grandes no sentido do comprimento, com casca e tudo. Deixei de molho em água abundante e sal.

Em separado, preparei o molho refogando em azeite 200g de carne moída. Assim que ficou bem dourada, acrescentei 2 dentes de alho espremido e 4 tomates batidos rapidamente no liquidificador (bem pedaçudo), sem virar um suco. Temperei com sal e pimenta do reino. Ferveu por uns 10 minutos apenas. Reservei.

Enquanto isso, escorri as berinjelas, sequei com toalha de papel e comecei a passar em farinha de trigo, fritando imediatamente.

Conforme elas iam dourando, comecei a montagem do prato num refratário, em camadas: molho de carne, berinjela, queijo muçarela ralado, alternando sempre.

Para finalizar, polvilhei queijo parmesão ralado e levei ao forno somente para gratinar.

Quando borbulhou, desliguei o forno e esperei 10 minutos para servir, assim ela não desmonta ao ser cortada.
berinjela a bolognesa1

 



1 thought on “Berinjela à Bolognesa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *