Berinjela recheada

berinjela recheada
Pensando no que comer, escolhendo dentre tudo o havia na geladeira e freezer, analisando a despensa e a disposição da cozinheira, cheguei à uma conclusão: Por que ir ao supermercado? Melhor encarar o que temos em mãos e arregaçar as mangas. Afinal, se foi comprado (um dia) temos que usar, né? Desperdício não é uma palavra amiga minha nem é a palavra de ordem (“aproveitar” sim!).
Então, berinjela (com J, pelo ‘amor de Deus’!) + carne moída (congelada, sim!) + tomates (ou enlatados) = berinjela recheada. Amo de paixão! Faço aqui em casa com tanta frequência que nem tinha me tocado que ainda não tinha postado a receita no Delícias. Pois bem, aqui vai:

Eu calculo uma metade de berinjela por pessoa, embora eu coma duas! Eu as divido ao meio e cozinho em água fervente com sal, até que espetando o miolo com um garfo perceba sua maciez. Retiro, escorro e cavo com uma colher todo o centro delas, reservando para o recheio que preparo logo em seguida.

Para o recheio, aqueço uma panela, coloco um fio de óleo e a carne moída (uns 100 gramas por berinjela), refogando até que fique bem soltinha, ainda sem tempero algum. Então, quando dourada, acrescento cebola picada, alho espremido (a gosto), mexo bem. Jogo dentro também tomate picados sem peles (1 por berinjela) e sal. Deixo que cozinhe tudo no vapor, com a panela tampada, em fogo baixo. Então, junto presunto picadinho (opcional), azeitonas picadas, ovo cozido (adoro) e cheiro verde. Misturo bem e adiciono o miolo das berinjelas que estava reservado. Fogo desligado, conserto os temperos.

Acomodo as berinjelas numa travessa refratária, recheio bem, e cubro com molho de tomate (pronto ou tomates em fatias) e parmesão ralado. Rego com manteiga derretida e levo ao forno.

berinjela recheada1
 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *