Farofa de carne seca e pinhão – nova versão

farofa de pinhão e carne secaEssa época dos pinhões para mim é demais! Fui a Campos do Jordão na última semana e comprei vários pacotes, aproveitando de vez a temporada. Além do precinho camarada, é claro! Pra quem não sabe, o pinhão cai dos pés de araucária, a natureza os entrega a gente. O pinhão se forma dentro de uma pinha, fechada, que com o tempo vai-se abrindo até liberar o pinhão. Ele, portanto, é a semente da pinha, um fruto grande e verde. Basta catar ou esperar que alguém faça esse serviço. (***Ficou curioso? Continue lendo aqui sobre o pinhão e suas particularidades.)

Bem que procurei olhando pelo chão e não encontrei. Acredito que pessoas tenham se apressado para juntar alguns, antes de mim. Mas ok, o problema não era o de pagar pelos frutos, mas sim pela falta de oportunidade de vivenciar mais uma vez essa experiência, depois de alguns anos quando enchi sacos e sacos na cidade vizinha de São Bento do Sapucaí.

Mais uma vez repeti essa receita, com algumas modificações…

Veja só como foi:

Comecei cozinhando os pinhões em água limpa sem nada mais, numa panela de pressão, por 40 minutos em fogo baixo. Desliguei o fogo e esperei sair a pressão da panela, abri então e os descasquei imediatamente. Esse é o truque, quanto mais frios, mas difícil para tirar da casca. Para essa receita separei uns 20-25 pinhões. O resto comi (hehehe, como adoro!) Veja la embaixo o vídeo de como eu descasco. Super fácil!

Dessalguei 250g de carne seca (eu uso sempre a Paineira, sem dúvida a melhor). Para dessalgar, faço ASSIM, super prático e rápido. Depois, cozinhei na pressão e piquei em cubinhos miúdos.

Numa panela grande, levei um pouco de óleo e 1 cebola fatiada finamente em rodelas. Fritei até dourar bem (cor de guaraná escuro). Então, juntei a carne seca já cozida, os pinhões em rodelas e pimenta, temperos a gosto.

Adicionei 250g de farofa pronta (de saquinho) e bastante cheiro verde picado. Mexi bem e servi.

Farofa de carne seca e pinhão - nova versão
 
Você vai precisar de:
  • 20-25 pinhões
  • 250g de carne seca
  • óleo
  • 1 cebola
  • pimenta
  • 250g de farofa pronta (de saquinho)
  • cheiro verde picado

 
 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rate this recipe: