Ossobuco alla Milanese

 

ossobuco a milanese

Este prato deve ser comido de joelhos. Um verdadeiro espetáculo, uma explosão de sabores e texturas.

Não é de hoje que sou fã deste corte da carne, onde há uma rodela de osso com tutano dentro, que entrega uma sabor ímpar ao resultado final, e ao redor um pedaço de músculo bovino. Pode ser preparado em molhos para acompanhar massas em geral, como este já apresentado AQUI no Delícias1001.

Esta receita de hoje, em especial, vem tradicionalmente de Milão, Itália. A carne deve ser cozida em um molho concentrado, a baixa temperatura, sem pressa, por ao menos 2 horas de chama lenta. Após pronta, a carne deve ser ainda aromatizada com mistura a base de salsa, alho e limão chamado ” gremolata “. Uma verdadeira perdição!

Pode ser acompanhado por polenta, puré de batata, espinafre com manteiga ou ainda um risotto.

ossobuco alla milanese
Como fiz?

Bem, vamos por partes…

Primeiro comecei procurando uma carne de qualidade, num açougue. Este tipo de corte normalmente não é vendido em supermercados por aqui. Pedi 4 ossobucos com 2 dedos de largura, cortados com cuidado para que não se separasse do osso.

Em casa, amarrei cada pedaço com barbante, dando umas 2 ou 3 voltas e apertando bem firme. Então, lavei em água corrente para eliminar possíveis lascas de ossos.

ossobuco alla milanese 3

Numa vasilha rasa, misturei 1 xícara de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de sal e pimenta do reino. Passei os ossobucos nesse pó e reservei.

Numa panela larga e grande coloquei 1 xícara de azeite com 100g de manteiga (não use margarina). Assim que aqueceram, acomodei delicadamente a carne lado a lado dentro, deixando que dourasse em fogo alto por uns 5 a 7 minutos. Depois, virei cuidadosamente com o auxílio de uma espátula e douraram por mais outros 5 a 7 minutos.

Enquanto isso, deixei preparado 1 litro de caldo de carne, já aquecido, e 250 ml de molho de tomates.

Quando a carne estava selada, juntei 1 cebola picadinha. Então, foi para dentro 200ml de vinho branco seco, o caldo de carne, o molho de tomates e 1 maço de salsinha (amarrado com barbante, como um buquê).

Baixei o fogo, tampei a panela e a esqueci lá por 1 hora e meia. A casa ficou perfumada! Você imagina o quanto!

Dei uma olhada, furei com um garfo para sentir a consistência da carne, virei com uma espátula e deixei lá por mais meia hora. No total foram, portanto, 2 horas de cozimento.

Preparei a gremolata neste tempo de espera, misturando 2 limões ralados (só a parte verde da casca porque a branca é amarga), 2 dentes de alho finamente picados e 6 colheres (sopa) de salsinha bem picadinha.

Ao servir, retirei o barbante, polvilhei essa gremolata por cima do ossobuco e acompanhei, desta vez, com purê de batata.

F A N T Á S T I C O. Ponto final.



1 thought on “Ossobuco alla Milanese”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *