Rosca Aromática

Preparei esta rosca para presentear neste Natal. Adoro dar aos amigos, assim eles podem saborear o que faço em minha cozinha e não ficam só no ‘virtual’.
Lá na academia, deram o nome de Rosca Aromática, coisa do Marinho. Aceitei a sugestão, pois realmente o resultado é bastante surpreendente, os sabores explodem na boca!
Comecei batendo no liquidificador:
2 copos de leite
2 colheres de açúcar
4 colheres de trigo
2 tabletes (30g) de fermento fleishmann (de pão). Coloquei toda a mistura numa tigela grande e deixar crescer dentro do microondas desligado, é claro, aproveitando o lugar onde não há corrente de ar.
Enquanto crescia, preparei o recheio, misturando 6 damascos picados, 50g de laranja cristalizada (deu um sabor sensacional, bem azedinho), 10 cerejas picadas, ½ xícara de frutas cristalizadas, ½ xícara de nozes trituradas e ½ xícara de castanha moída (xerém). Além disso tudo, misturei com 4 colheres de açúcar, 1 colher (sopa) de margarina, 1 colher (café) de canela em pó e 1 ovo inteiro. Reservei.
Voltei à massa… Depois de crescida, juntei:
3 ovos inteiros
10 colheres de açúcar
1 colher (café) de canela em pó
1 colher (café) de essência de baunilha
850g de farinha de trigo até a massa se soltar das mãos
Dividi a massa em 3 partes e abri uma delas com o rolo.
Espalhei 1 parte do recheio e enrolei como se fosse um rocambole. Fatiei a cada 5 cm, tombei, colocando o recheio aparente e acomodei em formas (com buraco tipo para pudim ou para bolo inglês) untadas e enfarinhadas, deixando um espaço para que crescessem e se encontrassem.
Levei ao forno 180C por 30 minutos, até que dourasse bem.
Desenformei quase que fria e joguei uma calda feita com 1 xícara de água e 2 xícaras de açúcar, fervida por uns 10 minutos.


Rendimento: 5 roscas médias

 

 



1 thought on “Rosca Aromática”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *