Ricota Caseira Cremosa

Visitando os blogs-amigos, encontrei essa ricota no blog da Stefânia, o Com uma Pitada de Açúcar.
Não resisti, adoro uma melequinha na torrada, principalmente no café da manhã.
Essa aqui mais parece com aquelas compradas prontas, mas com a certeza de que não há conservante algum.
Fiz e aprovei…

  1. Coloquei um pano de prato dobrado ao meio dentro de um escorredor de macarrão e este sobre uma tigela funda. (ele deve cobrir toda a peneira, não somente o fundo, ok?).
  2. Levei ao fogo médio 3 xícaras de leite, 1 xícara de creme de leite fresco e ½ colher (chá) de sal. Quando entrou em ebulição, abaixei bem o fogo e acrescentei 2 colheres (sopa) de suco de limão coado e deixei cozinhar, misturando sempre, por 2 minutos. Desliguei o fogo e deixei descansar na panela por 5 minutos.
  3. Transferi a mistura para a peneira preparada. Levei à geladeira por pelo menos 1 hora para sair todo o soro. Se você quiser uma ricota mais “sequinha” ou mais parecida com a do supermercado, deixe descansar mais.
  4. Então, retire a ricota pronta do pano e guarde sob refrigeração em um pote bem fechado.

Se quiser, você pode temperar sua ricota com ervas e fazer um antepasto. A Stefânia sugere também usá-la como base para algum molho de massas, base para um gnocchi, panquecas…e por aí vai.


Atualizando em 30/03/2017:
Para aproveitar o soro do  leite em receitas como esta, recomendo que coloque o pano de prato dentro de um escorredor de macarrão que ficará dentro de uma tigela grande. Leve tudo à geladeira e após 6 horas o soro já terá escorrido totalmente.
O soro pode ser utilizado em substituição ao leite ou à água em receitas de bolos ou pães. Leia mais sobre os benefícios nutricionais do soro AQUI.


10 thoughts on “Ricota Caseira Cremosa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *